quinta-feira, 26 de julho de 2012

Clonagem de Organismos

O que é o clone: é um organismo multicelular genéticamente idêntico ao outro.
Existem os clones naturais, que são o gêmeos univitelinos (desenvolvidos através de um mesmo zigoto), compartilham o mesmo DNA, portanto são clones naturais, genéticamente iguais.
As pesquisas têm sido realizadas através da clonagem artificial, onde, neste método são utilizadas as células somáticas, que são as responsáveis pela formação dos órgãos, pele e ossos. 
Um exemplo desse tipo de experiência é a "Ovelha Dolly", que foi gerada a partir de células somáticas retiradas de um animal adulto.

Desde já podemos definir a clonagem como sendo um processo natural: gêmeos idênticos, ou artificial: utilizando as células somáticas que produzem cópias genéticamente iguais, através da reprodução assexuada.
Por esse processo obtem-se indivíduos genéticamente idênticos, a partir de uma célula, chamada: "Célula-Mãe".
A clonagem está definida pela génética como o processo de se produzir cópias idênticas de seres vivos, utilizando-se um fragmento específico do DNA.
Saiba mais sobre clonagem, sua definição em genética e biologia, descobertas da ciência, DNA, células somáticas, células sexuais, clonagem de animais, etc.


O termo clonagem, origina-se da palavra grega Klón que significa broto vegetal, essa técnica é basicamente uma forma de reprodução assexuada (sem a união do óvulo e do espermatozóide) e que origina indivíduos com genoma idêntico ao do organismo provedor do DNA. 
A medida que a técnica foi se aproximando da árvore genealógica da evolução humana, passou a representar uma ameaça assustadora para a sociedade em geral, pois a possibilidade de serem geradas crianças idênticas ao pai ou a mãe, não foi descartada.
As pesquisas com clonagem surgiram em 1938 quando o embriologista alemão Hans Spermann (Prêmio Nobel de Medicina 1935) propôs a experiência que consistia em transferir o núcleo de uma célula em desenvolvimento para um óvulo. 
Robert Briggs e Thomaz King, da Filadélfia, realizaram em 1952, a primeira clonagem de sapos a partir de células embrionárias.
Steen Willadsen, clonou uma ovelha a partir de células embrionárias jovens, na Universidade de Cambridge

Nenhum comentário:

Postar um comentário