Um vetor é uma molécula de DNA em que o fragmento de DNA a ser clonado é ligado ao DNA de uma célula.
Um vetor pode, por exemplo, carregar consigo um gene resistente a antibióticos, replicar-se com autonomia, e possuir uma sequência conhecida por endonuclease.Em biologia molecular , um vector é uma molécula de ADN utilizado como um veículo para transferir material genético estranho para outra célula. Os quatro tipos principais de vectores são plasmídeos e vectores virais e cosmídeos , e cromossomas artificiais . Comum a todos os vectores de engenharia são uma origem de replicação , um local de multiclonagem , e um marcador seleccionável .
O próprio vector é geralmente um DNA sequência que consiste de uma pastilha ( transgene ) e uma sequência maior que serve como a "espinha dorsal" do vector. A finalidade de um vector que transfere a informação genética para outra célula é tipicamente para isolar, multiplicar ou expressar a inserção na célula-alvo. Vectores chamado vectores de expressão (construções de expressão) são especificamente para a expressão do transgene na célula alvo, e geralmente têm um promotor sequência que dirige a expressão do transgene. Vetores mais simples chamados de vetores de transcrição só são capazes de ser transcrita mas não traduzida: elas podem ser replicadas em uma célula-alvo, mas não expressa, ao contrário de vetores de expressão. Vectores de transcrição são utilizados para amplificar a sua inserção.
Inserção de um vector para a célula alvo é geralmente chamado de transformação de células bacterianas, de transfecção para células eucarióticas , embora a inserção de um vector viral é frequentemente chamado de transdução .